Organização e articulação do Comitê de Socorro à Europa Faminta – SEF (1946-1949)
Resumo
Este artigo analisa a atuação da organização de ajuda humanitária denominada de Comitê de Socorro à Europa Faminta, SEF, no contexto brasileiro e internacional entre os anos de 1946 e 1949. A análise mostra a importância da atuação de organismos de ajuda humanitária para a reconstrução da Alemanha do pós-guerra no Brasil, identifica as motivações políticas e ideológicas que fizeram com que as elites do grupo étnico alemão no país se mobilizassem em prol da Alemanha, bem como destaca seu papel na criação e articulação do comitê. O artigo identifica as dificuldades enfrentadas pelo Comitê de Socorro à Europa Faminta na remessa de ajuda humanitária para a Europa, em especial para a Alemanha, bem como os grupos sociais que tomaram parte nas suas arrecadações, as estratégias de articulação de suas lideranças junto aos círculos do poder, a função social e ideológica do comitê para a comunidade étnica alemã no Brasil.
Palavras-chave: pós-guerra, imigração, ajuda humanitária.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.