De “alemães no exterior” a brasileiros? A repatriação de cidadãos brasileiros da Alemanha ocupada (1946-1949)
Resumo
O artigo discute a repatriação de cidadãos brasileiros, em geral com laços binacionais, da Alemanha após a Segunda Guerra Mundial, por intermédio da Missão Militar Brasileira. Com base em fontes brasileiras, norte-americanas e alemãs, o tema é discutido a partir de uma perspectiva transnacional. O realce da nacionalidade brasileira por parte dos binacionais, assim como problemas e contradições do esquema de repatriação são analisados levando em conta o contexto da “desnazificação” da Alemanha e do conflito entre as potências de ocupação ocidentais e a URSS.
Palavras-chave: repatriação, Missão Militar Brasileira, dupla nacionalidade, Alemanhado pós-guerra.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.