“O continente ainda inexplorado”: a República Federal Alemã na era Adenauer e a América Latina em contexto global
Resumo
As relações entre Alemanha e América Latina no período da Guerra Fria ainda não foram estudadas de maneira intensiva. O Brasil não é exceção. Este artigo sustenta a tese de que atores transnacionais e suas redes foram cruciais para o restabelecimento destas relações após 1945, no período do governo de Konrad Adenauer na Alemanha Ocidental, até 1963. O artigo pretende apresentar uma visão panorâmica, lançando mais questões do que oferecendo respostas, pois uma investigação fundamental sobre as relações entre Alemanha e Brasil ainda está por ser feita. Em primeiro lugar, trata das percepções e expectativas do lado alemão no final da Segunda Guerra Mundial, as quais são a base para as relações propriamente ditas. Estas relações serão discutidas à luz de fontes alemãs e no contexto das conexões e do comércio global.
Palavras-chave: República Federal da Alemanha, governo Konrad Adenauer, relações Brasil-Alemanha.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.