“Gostaria de se tornar Tenente”: oficiais da Guarda Nacional – um perfil socioeconômico no Brasil Meridional (1850-1870)
Resumo
O presente artigo objetiva analisar o corpus de oficiais da Guarda Nacional do Império do Brasil. Dando lugar, portanto, aos homens que participavam dessa instituição, no interstício entre 1850 e 1873, intenta compreender fatores relativos à ascensão nos postos da milícia, especialmente relativos às práticas sociais e interfaces comportamentais de variados sujeitos em um contexto delimitado, cujo cenário é a antiga Colônia Alemã de São Leopoldo, na Província de São Pedro do Rio Grande do Sul. Preocupa-se, portanto, em desvelar jogos de cooperações e conflitos, cuja análise se debruça sobre o oficialato miliciano – com a finalidade de esboçar um perfil socioeconômico dos mesmos.
Palavras-chave: Guarda Nacional, oficialato, ascensão, Império, perfil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.