Formar, moralizar e disciplinar: relações entre patrões e operárias no cotidiano de fábricas têxteis de Minas Gerais

Autores

  • Irlen Antônio Gonçalves CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS - CEFET-MG
  • Junia de Souza Lima CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS - CEFET-MG

Resumo

O objetivo do artigo é refletir sobre a inserção das mulheres em fábricas têxteis mineiras na passagem do século XIX para o século XX e sua relação com a representação social que se tinha acerca da mulher, no período em questão. Para isso, analisa especialmente as correspondências escritas e recebidas pelos proprietários da Cia de Fiação e Tecidos Cedro e Cachoeira. O artigo realça que o trabalho feminino nas fábricas têxteis veio acompanhado de um processo educativo moralizador e disciplinador, que buscava educar e formar as operárias a partir de um modelo de feminino idealizado: trabalhadeiras, ordeiras, disciplinadas, asseadas, diligentes, virtuosas, obedientes, recatadas, bem comportadas e tementes a Deus, virtudes muito próximas da boa mãe, esposa e dona de casa dedicada e obediente. Por conclusão, vimos que as fábricas acabaram dando a sua contribuição para a educação feminina, segundo os papéis sociais que se esperavam delas, como já faziam outras instituições como a Igreja e a família. De igual modo, vimos que essas mulheres não ficaram passivas diante das condições do trabalho submisso e foram capazes também de algumas táticas de burla. 

Palavras-chave: educação, trabalho, mulher, indústria têxtil.

Biografia do Autor

Irlen Antônio Gonçalves, CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS - CEFET-MG

Doutor em Educação pela UFMG, Membro do Núcleo de Estudos Memória, História e Espaços - NEMHE - CEFET/MG e Professor do Mestrado em Educação Tecnológica do CEFET-MG.

Junia de Souza Lima, CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS - CEFET-MG

Mestre em Educação Tecnológica pelo CEFET/MG. Doutoranda do PPGH /UFMG. Membro do Núcleo de Estudos Memória, História e Espaços - NEMHE - CEFET/MG e Professora substituta do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2012-06-18

Edição

Seção

Artigos