Formar, moralizar e disciplinar: relações entre patrões e operárias no cotidiano de fábricas têxteis de Minas Gerais
Resumo
O objetivo do artigo é refletir sobre a inserção das mulheres em fábricas têxteis mineiras na passagem do século XIX para o século XX e sua relação com a representação social que se tinha acerca da mulher, no período em questão. Para isso, analisa especialmente as correspondências escritas e recebidas pelos proprietários da Cia de Fiação e Tecidos Cedro e Cachoeira. O artigo realça que o trabalho feminino nas fábricas têxteis veio acompanhado de um processo educativo moralizador e disciplinador, que buscava educar e formar as operárias a partir de um modelo de feminino idealizado: trabalhadeiras, ordeiras, disciplinadas, asseadas, diligentes, virtuosas, obedientes, recatadas, bem comportadas e tementes a Deus, virtudes muito próximas da boa mãe, esposa e dona de casa dedicada e obediente. Por conclusão, vimos que as fábricas acabaram dando a sua contribuição para a educação feminina, segundo os papéis sociais que se esperavam delas, como já faziam outras instituições como a Igreja e a família. De igual modo, vimos que essas mulheres não ficaram passivas diante das condições do trabalho submisso e foram capazes também de algumas táticas de burla.
Palavras-chave: educação, trabalho, mulher, indústria têxtil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.