Um sentido para o tempo: breve nota sobre o estudo das relações entre tempo, cristianismo e política
Resumo
Este artigo busca fazer uma breve reflexão sobre as implicações políticas do “tempo cristão”, mais especificamente, sobre o impacto das concepções relativas ao estabelecimento de um reino milenar de Cristo no “fim dos tempos”. Inicialmente, analisar-se-á a influência dos contextos histórico e cultural e das crenças religiosas sobre as diferentes perspectivas relativas ao sentido do tempo ao longo da história. Em seguida, examinar-se-á o sentido cristão do tempo e as relações estabelecidas entre as perspectivas milenaristas e as questões políticas no ocidente cristão, em que os sonhos milenaristas assumiram diferenciadas facetas nos diferentes contextos históricos e sociais. Por fim, refletir-se-á sobre a importância para a historiografia de estudos que levem em conta não só uma compreensão política da religião, mas, também, uma compreensão religiosa da política.
Palavras-chave: tempo, milenarismo, religião, política.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.