A batalha pelo Chile revisitada: um estudo com fontes brasileiras
Resumo
O artigo explora os prolegômenos do golpe de estado no Chile, especialmente os acontecimentos de julho a setembro de 1973. O texto é resultado de pesquisa com fontes primárias consultadas no Arquivo Histórico do Ministério das Relações Exteriores, sediado em Brasília. Também é utilizada literatura especializada publicada no Brasil e no exterior, com destaque para as obras de Luiz Alberto Moniz Bandeira, Peter Winn e Peter Kornbluh. A documentação consultada confirma a grave crise política, econômica e social imperante naquele país, as tentativas de evitar a fratura da democracia, e a bem sucedida estratégia conspiratória que culminou com o infausto golpe de 11 de setembro de 1973 e acontecimentos subsequentes – inclusive a implantação de um regime burocrático-autoritário particularmente despótico, repressivo e violento.
Palavras-chave: Chile, Salvador Allende, Unidade Popular, Democracia, Autoritarismo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.