Colonização japonesa em Santa Catarina: metamorfoses na imigração tutelada
Resumo
Este artigo, escrito a quatro mãos, analisa algumas mudanças na imigração japonesa para o Brasil a partir do caso de Santa Catarina, nas décadas de 1960 e 1970. Mobilizando fontes do aparato estatal, jornais e entrevistas, aqui abordamos de que forma os japoneses eram representados como migrantes que iriam “modernizar” o campo, justificando o apoio estatal brasileiro a tais imigrantes. Assim, em Santa Catarina, a migração de nikkeis não segue o modelo de migração tutelada anterior à Segunda Grande Guerra, com forte participação do governo japonês, mas, através de outros mecanismos que apontamos neste artigo, continua a acontecer uma “tutela” que favorece a atração de tal grupo étnico.
Palavras-chave: imigração tutelada, colonização, reforma agrária, nikkeis.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.