“Despues q los padres vivieron aqui no se nos ha aparezido mas el demonio”: a demonização dos costumes e das lideranças indígenas nos discursos jesuíticos (Províncias Jesuíticas do Paraguai e do Uruguai, século XVII)
DOI:
https://doi.org/10.4013/hist.2020.243.09Resumo
O artigo aborda a presença e as especificidades do demônio nas narrativas jesuíticas referentes às Províncias Jesuíticas do Paraguai e do Uruguai, no século XVII. Interpretamos a demonização das culturas e das lideranças indígenas tendo em vista o repertório demonológico dos missionários trazido da Europa e as necessidades e estratégias de evangelização na região. Em geral, os costumes, as resistências e oposições dos indígenas ao projeto cristão eram vistos como manifestações de inspiração diabólica, as quais tinham de ser energicamente combatidas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.