Aspectos geopolíticos sobre o fim da hegemonia portuguesa na Ásia: a descolonização de Goa

Autores

  • Maria do Carmo Rebouças da Cruz Ferreira dos Santos Universidade Federal do Sul da Bahia

Resumo

O presente artigo visa contar a história da liberação de Goa, Estado federado da República da Índia, antiga colônia portuguesa por 465 anos. O trabalho analisará os aspectos geopolíticos e históricos relevantes nesse processo, correlacionando-os com o contexto internacional da época, o Pós-Segunda Guerra. Da mesma forma depreenderá quais interesses nortearam a ação indiana para demandar a transferência da soberania de Goa, a reação de Portugal a esses interesses e as ações realizadas pelos portugueses para sustentação de seu projeto colonial. O trabalha delimitará o contexto social e econômico de Goa no período da liberação e o papel desempenhado pelos movimentos organizados goenses e indianos.

Biografia do Autor

Maria do Carmo Rebouças da Cruz Ferreira dos Santos, Universidade Federal do Sul da Bahia

Progfessora Adjunta nas áreas de Direito Constitucional, Direito Administrativo e Propedêutica Jurídica do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da
Universidade Federal do Sul da Bahia

Doutora em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pelo Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares da Universidade de Brasília. Mestre em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional (CEAM/UnB). Especialista em Estado, Governo e Políticas Públicas pelo Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília. Especialista em Direitos Humanos pela Universidade do Estado da Bahia. Bacharel em Direito pela Universidade Católica do Salvador. Foi advogada especialista da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA em Washington, DC, Oficial de Programa e Consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e Diretora de Cooperação Internacional da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Downloads

Publicado

2019-12-27

Edição

Seção

Artigos