O apoio ao golpe do Estado Novo nas páginas de O Jornal Batista: contra o comunismo, em favor da pátria e de Deus
Resumo
Abordou-se, neste texto, o discurso de batistas brasileiros e de outras denominações religiosas representadas pela Confederação Evangélica do Brasil durante o Estado Novo, entre 1937 e 1945. O suporte documental se estabeleceu a partir da análise de O Jornal Batista no período mencionado. Tratou-se da descrição de uma contradição estabelecida por meio da sustentação histórica do discurso democrático, liberal, e, ao mesmo tempo, em prol do Estado Novo, do “Estado Forte”. Não obstante, o tema do anticomunismo foi um elemento motivador e fundamental para o apoio do golpe de Getúlio Vargas no ano de 1937.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.