Um passado republicano para chamar de seu: a reescrita da história nacional pela geração 1870 da Faculdade de Direito de São Paulo (1870-1880)
Resumo
Com o ressurgimento da propaganda republicana na década de 1870 no Império brasileiro inicia-se um esforço de releitura da história nacional. Este artigo analisa a contribuição dos estudantes republicanos da Faculdade de Direito de São Paulo no trabalho de republicanização do passado, realizada a partir da re-significação de eventos e personagens históricos que, segundo sua interpretação, demonstravam a antiguidade e a legitimidade do seu projeto de reforma da estrutura política brasileira. A reescrita da história sob um ponto de vista republicano, no entanto, não só se deu por meio de artigos de jornais voltados à propaganda, como também lançou mão de pressupostos teóricos que alteraram a forma de produção do conhecimento histórico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.