Fábrica de Intelectuais. O ensino de Artes nos Colégios jesuíticos do Brasil, 1572-1759
Resumo
Desde os primórdios da colonização brasileira, a Companhia de Jesus organizou instituições básicas e universitárias de ensino voltadas aos leigos e aos clérigos das diferentes ordens. Estas instituições tiveram um importante papel na formação cultural das classes dirigentes que iriam, futuramente, governar o país. No que toca o ensino universitário, os padres forneceram aos colonos uma formação filosófica e teológica de alta qualidade, em diálogo direto com o debate da ciência moderna e em dia com a tradição cultural da segunda escolástica. O objetivo deste estudo é analisar a história da formação dos cursos de Filosofia nos Colégios da Companhia de Jesus no Brasil dando especial destaque para a história de sua normatização e, muito marginalmente, de seus professores e estudantes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.