Fábrica de Intelectuais. O ensino de Artes nos Colégios jesuíticos do Brasil, 1572-1759

Autores

  • Bruno Martins Boto Leite Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Resumo

Desde os primórdios da colonização brasileira, a Companhia de Jesus organizou instituições básicas e universitárias de ensino voltadas aos leigos e aos clérigos das diferentes ordens. Estas instituições tiveram um importante papel na formação cultural das classes dirigentes que iriam, futuramente, governar o país. No que toca o ensino universitário, os padres forneceram aos colonos uma formação filosófica e teológica de alta qualidade, em diálogo direto com o debate da ciência moderna e em dia com a tradição cultural da segunda escolástica. O objetivo deste estudo é analisar a história da formação dos cursos de Filosofia nos Colégios da Companhia de Jesus no Brasil dando especial destaque para a história de sua normatização e, muito marginalmente, de seus professores e estudantes.

Biografia do Autor

Bruno Martins Boto Leite, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Terminou seus primeiros estudos no Lycée François Villon de Paris, França. Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004), Mestrado em história social pela UFRJ (2006) e Doutorado em história pelo Istituto Universitario Europeo de Florença, Itália (2012). Tem experiência na área de História, com ênfase em História da cultura na época moderna (séculos XV-XVI-XVII), atuando principalmente nos seguintes temas: História dos Intelectuais, História da astronomia/astrologia em Portugal na época moderna, História da filosofia e da ciência em Portugal e na Europa na época moderna e história da educação no mesmo contexto. Desde 2017, trabalha como professor de "História Moderna" na Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE.

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Publicado

2020-01-31

Edição

Seção

Artigos