Agências de fotografia e a fotografia documental no RS: um estudo de caso sobre o foto-livro "Santa Soja" (1979)
Resumo
Este artigo tem por objetivo problematizar as fotografias do fotolivro Santa Soja, organizado por Jacqueline Joner e Luiz Abreu, publicado em 1979, com fotografias de Luiz Abreu, Eneida Serrano, Jacqueline Joner e Genaro Joner. Tais fotografias enfocam as mudanças que a introdução da soja, nova cultura agrícola comercial voltada para a exportação, estava causando no campo. A pequena agricultura familiar é posta à prova com a modificação na forma de plantio e de comercialização, ocasionando também mudanças nas relações de trabalho e na vida cotidiana. O livro é fruto de trabalhos anteriores realizados entre os anos de 1976 e 1979, quando os fotógrafos faziam pautas para a Cooperativa de Jornalistas de Porto Alegre (1973-83), que editava a revista Agricultura & Cooperativismo. Os fotógrafos percorreram a região durante cerca de três anos fotografando as famílias, as casas e o trabalho nas lavouras. Em 1979, Jaqueline Joner, Eneida Serrano, Genaro Joner e Luiz Abreu criaram a Agência Ponto de Vista, que editou naquele ano dois livros a partir das imagens presentes em seus arquivos fotográficos: Santa Soja (1979) e Ponto de Vista (1979).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.