Raça e Gênero na revista “Em Guarda Contra o Perigo das Américas”. Os Estados Unidos que os brasileiros devem ver
Resumo
De agosto de 1941 a dezembro de 1945, a revista Em Guarda contra o perigo das Américas foi publicada em Washington, em espanhol e em português, versão esta distribuída no Brasil. A publicação fazia parte do esforço de aproximação dos EUA com a América Latina e compôs o conjunto de ações de propaganda política dos Aliados durante a guerra. Fartamente ilustrada, aos moldes da revista Time-Life, a Em Guarda apresenta os Estados Unidos ao Brasil em linguagens textual e imagética repletas de códigos. Dentre eles, examinam-se as ideias de masculinidade e, da sua contrapartida, a de feminilidade, contidas nas imagens veiculadas, bem como, as relações raciais que se manifestam nas escolhas editoriais.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.