A Guerra da Tríplice Aliança como conhecimento escolar no Paraguai: Narrativas históricas centradas em personagens (1897-2009)

Autores

  • André Mendes Salles Professor adjunto do Departamento de História do Centro de Ensino Superior do Seridó da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DHC/CERES/UFRN) e professor colaborador do Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal de Pernambuco (PROFHISTÓRIA- UFPE).

Resumo

A investigação em tela define como corpus documental obras didáticas de História concebidas e adotadas em escolas da educação básica no Paraguai. Analisamos doze livros didáticos paraguaios de História com a finalidade de observar a tradução da Guerra da Tríplice Aliança em conhecimento escolar, especificamente ao que diz respeito a narrativas históricas centradas em personagens. As obras selecionadas cobrem um recorte temporal cujo marco inicial se situa no final do conflito, portanto, na segunda metade do século XIX, até o ano de 2009. Partimos do pressuposto de que, no Paraguai, o evento Guerra da Tríplice Aliança marcou a memória coletiva daquele país e teve/tem um importante papel em torno de construções voltadas para identidades nacionais. Em relação às narrativas nos livros didáticos paraguaios prevaleceu – na maioria deles – uma perspectiva descritiva, baseada em campanhas militares e ações individuais de comandantes militares, não raros associados a atos de heroísmo. Importante mencionar que, no Paraguai, ao longo de todo o século XX, as discussões políticas e historiográficas desembocaram, praticamente, na dicotomização entre lopistas e anti-lopistas, o que acabou por se transpor para os livros escolares desse país.

Palavras-chave: Guerra da Tríplice Aliança, conhecimentos escolares, historiografia paraguaia.

Biografia do Autor

André Mendes Salles, Professor adjunto do Departamento de História do Centro de Ensino Superior do Seridó da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DHC/CERES/UFRN) e professor colaborador do Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal de Pernambuco (PROFHISTÓRIA- UFPE).

Possui graduação e mestrado em História, respectivamente, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É professor adjunto do Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES-UFRN). É professor colaborador do Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal de Pernambuco (PROFHISTÓRIA-UFPE). Desenvolve pesquisa na área de História e de Educação, com ênfase em ensino de História, História e Filosofia da Educação e historiografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Conhecimentos escolares, saberes e práticas docentes, formação de professores, materiais e livros didáticos, Currículo, Guerra do Paraguai e historiografia paraguaia.

Downloads

Publicado

2019-10-21