A Guerra da Tríplice Aliança como conhecimento escolar no Paraguai: Narrativas históricas centradas em personagens (1897-2009)
Resumo
A investigação em tela define como corpus documental obras didáticas de História concebidas e adotadas em escolas da educação básica no Paraguai. Analisamos doze livros didáticos paraguaios de História com a finalidade de observar a tradução da Guerra da Tríplice Aliança em conhecimento escolar, especificamente ao que diz respeito a narrativas históricas centradas em personagens. As obras selecionadas cobrem um recorte temporal cujo marco inicial se situa no final do conflito, portanto, na segunda metade do século XIX, até o ano de 2009. Partimos do pressuposto de que, no Paraguai, o evento Guerra da Tríplice Aliança marcou a memória coletiva daquele país e teve/tem um importante papel em torno de construções voltadas para identidades nacionais. Em relação às narrativas nos livros didáticos paraguaios prevaleceu – na maioria deles – uma perspectiva descritiva, baseada em campanhas militares e ações individuais de comandantes militares, não raros associados a atos de heroísmo. Importante mencionar que, no Paraguai, ao longo de todo o século XX, as discussões políticas e historiográficas desembocaram, praticamente, na dicotomização entre lopistas e anti-lopistas, o que acabou por se transpor para os livros escolares desse país.
Palavras-chave: Guerra da Tríplice Aliança, conhecimentos escolares, historiografia paraguaia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.