Usos e abusos no mundo do trabalho: a desclassificação social dos trabalhadores no século XIX
Resumo
A Constituição de 1824 garantia formalmente a igualdade jurídica para os cidadãos brasileiros, no entanto, a permanência da escravidão e a restrição dos direitos políticos para amplos setores da população, foram características do Brasil no século XIX. Entre a retórica liberal e a prática dos governantes e da classe dominante, ocorreu o processo de desclassificação social dos trabalhadores livres e dos escravizados. Este artigo analisa o discurso de desclassificação, bem como apresenta algumas medidas e leis que visavam subordinar aqueles trabalhadores.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.