O panfleto político na Nova Canção Chilena durante a Unidade Popular: entre o “amor ao processo” e o “terrorismo musical”

Autores

  • Natália Ayo Schmiedecke Doutora em História pela UNESP-Franca.

Resumo

O presente trabalho enfoca as “canções panfletárias” difundidas pelo movimento da Nova Canção Chilena durante o governo da Unidade Popular (1970-1973), a fim de identificar as formas assumidas pelas canções de apoio ao processo, suas principais características e sua repercussão à época. Como veremos, trata-se de um repertório bastante variado e que esteve longe de constituir um consenso no interior do movimento. A análise realizada se pautou na discografia dos músicos e na imprensa governista, trazendo à tona os elementos envolvidos no discurso revolucionário sustentado pelos primeiros. Os resultados obtidos demonstram que, não obstante tratar-se do movimento artístico mais estudado e debatido da história musical chilena, ainda há muitos aspectos a serem explorados pelos estudiosos, seja no terreno mais conhecido, revisando e aprofundando dados; seja trazendo à tona temas, nomes e obras pouco recordados.

Biografia do Autor

Natália Ayo Schmiedecke, Doutora em História pela UNESP-Franca.

Doutora (2017) e Mestra (2013) em História pela pela FCHS-UNESP, Bacharel e Licenciada (2010) em História pelo IFCH-UNICAMP.

Downloads

Publicado

2019-04-16

Edição

Seção

Artigos