Considerações sobre a atuação da Companhia de Jesus na formação dos grupos dirigentes no Rio Grande do Sul
Resumo
A produção intelectual sobre a restauração católica no Brasil é vasta e diversificada. Abrange desde estudos do ponto de vista eclesiástico, da História da religião católica no Brasil, até análises de cunho sociológico acerca das trajetórias dos principais
representantes na esfera intelectual ou em relação ao recrutamento e tipos de carreiras eclesiásticas. Nosso objetivo, frente a tal diversidade de temáticas, aportes e relações privilegiadas, é destacar as relações entre a Igreja Católica e a formação escolar e religiosa dos grupos dirigentes durante o século XX através da análise da trajetória da Ordem dos Jesuítas no Brasil. Nesta direção – tomando como base o caso do Rio Grande do Sul – buscou-se, por um lado, apreender as condições sociais e políticas que favoreceram a instalação e a manutenção dos empreendimentos e instrumentos de restauração católica dos jesuítas – seus educandários e suas Congregações Marianas – e, por outro, destacar as
avaliações e os sentidos atribuídos por aqueles indivíduos cujas trajetórias se vincularam a essas instituições católicas, de que constituíam uma elite cuja missão residia na restauração das instituições laicas para o catolicismo.
Palavras-chave: Igreja Católica, Jesuítas, elites, restauração católica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.