Casamentos portugueses em uma capital da Amazônia: perfil demográfico, normas e redes sociais (Belém, 1891-1920)
Resumo
Entre o final do século XIX e o início do XX, a Amazônia foi destino de um intenso fluxo migratório, onde se destacou a presença portuguesa. Neste artigo, analisamos o perfil dos “casamentos portugueses”, destacando sua representatividade e a idade ao casar, atividade exercida e origem dos noivos. Procuramos investigar a relação entre a idade de casamento e o gênero, além da existência de um comportamento homogâmico deste grupo. Perquirimos também contratos de dotação e tensões associadas à bigamia e ao adultério. Trabalhamos com a interseção entre migração, gênero, geração e status social, utilizando registros de casamento e processos criminais.
Palavras-chave: casamento, portugueses, migração, Amazônia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.