Migrações rural-urbanas entre descendentes de escravos no litoral do Rio Grande do Sul em meados do século XX
Resumo
É sabido que a existência de direitos trabalhistas no meio urbano, na era Vargas e após, ao par de sua ausência no meio rural, gerou um afluxo de contingente populacional do campo para a cidade (Gomes, 2005, p. 240-241). A presente pesquisa busca desenvolver, através da metodologia da história oral, como esse processo foi vivenciado por descendentes de escravos da área rural de Osório, que, em busca de novas perspectivas de vida, partiram rumo a cidades como Osório, Capão da Canoa e Porto Alegre. Indaga-se que outras motivações além da busca por serem contemplados pela legislação social levaram ao êxodo rural, bem como as ocupações às quais se dedicaram uma vez chegando à cidade.
Palavras-chave: migrações, direitos trabalhistas, litoral do Rio Grande do Sul, descendentes de escravos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.