Quando sexo, gênero e sexualidade se encontram: reflexões sobre as pesquisas de gênero e sua relação com a Teoria Queer a partir da teologia
Resumo
Este artigo inicia deixando claro o lugar de onde é construído: a teologia. Afirma que teólogos e teólogas são vistos e vistas com suspeita por estudiosos e estudiosas trabalhando com questões de gênero porque se supõe que estejam conectados e conectadas com um discurso normalizador, dentro da teologia, porque trabalham com questões de gênero. Passa então a apresentar uma definição da Teoria Queer, traçando o desenvolvimento histórico do feminismo para a Teoria Queer, centrando-se em como estes campos teóricos estão representados na construção teológica. Antes de advogar a corporeidade como o “lugar” onde sexo, gênero e sexualidade se encontram, sendo por isso um princípio hermenêutico para avaliar e construir novas formas de ser humano, mostra como estes três conceitos, e como conseqüência estudos de gênero e queer, precisam estar conectados na reflexão que pretende libertar todos os seres humanos.
Palavras-chave: teorias de gênero, Teoria Queer, estudos feministas, estudos gays e lésbicos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.