Reflexões sobre violência doméstica: algumas contribuições para (re)pensar a violência contra crianças, adolescentes e mulheres
Resumo
O texto trata da temática da violência doméstica, a partir das dimensões teórica e investigativa. Buscou-se trilhar o caminho dos principais e atuais debates acerca da violência doméstica, que vitimiza crianças e adolescentes, mulheres e idosos(as). Trata-se de uma releitura do fenômeno através dos dados coletados pelas pesquisas nacionais e internacionais, do olhar interdisciplinar, das principais questões teóricas fundamentais para sua compreensão. O objetivo é pontuar aspectos, teóricos e práticos, importantes para o conhecimento, entendimento e ação de todas as pessoas interessadas e/ou envolvidas pela e com a temática da violência doméstica. É um fenômeno globalizado, que não apresenta fronteiras geopolíticas e econômicas; não faz distinção de idade, raça, gênero ou credo. No entanto, traz conseqüências mais agudas quando atinge mulheres (crianças, adolescentes, adultas ou idosas) negras e pobres. É um fenômeno (in)visível, que necessita, na maior parte das vezes, de agentes externos capazes de enfrentá-lo e combatê-lo. Isto leva a caminhos interdisciplinares de compreensão, dada a complexidade deste fenômeno. Considerando-se ser relativamente nova (década de 80) a atenção à violência doméstica, às vítimas e aos agressores, tornam-se imprescindíveis pesquisas reveladoras do significado do fenômeno e das formas de resistência no âmbito das relações e dinâmicas familiares, sob o olhar dos próprios implicados. A violência doméstica gera necessidades humanas e sociais que exigem respostas competentes e de qualidade por parte da sociedade, da família e do Estado. Cidadãos, instituições e profissionais devem estar cada vez mais sensibilizados, informados e capacitados para a ação de prevenção, intervenção e responsabilização.
Palavras-chave: violência doméstica, família, pesquisa qualitativa.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.