O legado do pensamento filosófico de Leopoldo Zea para a América Latina: o latino-americanismo universal
Resumo
Este artigo examina a vinculação da filosofia de Leopoldo Zea com a circunstância histórica que lhe tocou viver. O cotejo de sua produção com os fatos marcantes da História da América Latina, verificando as influências deles recebidas, se faz de acordo com três etapas fundamentais: a da História das Idéias na América Latina; a da Filosofia da História da América Latina e da Filosofia da Libertação Latino-Americana. O resultado a que se chega é o de que a trajetória de sua produção intelectual alcança o ápice com um discurso que busca a comunicação universal – e o reconhecimento mútuo – com base na solidariedade e a igualdade entre as diferentes identidades culturais. Assim, na medida em que a constatação da peculiaridade de nossa história aponta para a pluralidade cultural, como expressão da pluralidade da história, pode-se concluir no sentido da inserção igualitária do homem americano no destino universal. Desse modo, a libertação não antecede nenhuma vontade, ou vocação, para o estabelecimento de novo domínio, mas sim o inserir-se igualitário da cultura americana – de todas as culturas, em essência – no destino universal.
Palavras-chave: Leopoldo Zea, Filosofia da História, Filosofia latino-americana, História da América Latina, Latino-americanismo universal.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.