Masculinidades plurais: a construção das identidades de gênero em obras literárias
Resumo
Este trabalho analisa a produção discursiva de um grupo de intelectuais piauienses que, nas primeiras décadas do século XX, orientaram sua escrita para uma ação definidora das identidades de gênero. O principal argumento se organiza em torno da idéia de que esta produção discursiva buscava oferecer parâmetros culturais que favorecessem, por um lado, o rompimento com uma mentalidade rural, fundada na oralidade, e por outro, o surgimento de novas práticas sociais lastreadas numa relação estreita com a cultura escrita, com as sociabilidades citadinas e com a escola, fatores que deveriam redefinir as identidades masculinas.
Palavras-Chaves: identidades, masculinidades, literatos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.