Matar um jaguar: a natureza na cultura Guarani através do discurso missionário
Resumo
O presente estudo tem por objetivo refletir sobre a relação entre missionários, reduzidos e natureza durante o processo de instalação das reduções no antigo Paraguai. Para tal, explora-se em primeiro lugar a percepção missionária sobre a natureza, especialmente os usos desta na catequese. Em seguida, através de uma tentativa de aproximação etnohistórica, avalia-se a percepção indígena sobre o mundo natural, especialmente no que se refere à onça (jaguar). Paralelamente, discute-se a relação de poder estabelecida entre missionários e reduzidos, sobretudo os métodos experimentados pelos pretensos evangelizadores e as possíveis aceitações provindas da sociedade reducional.
Palavras-chave: etno-história, discurso missionário, reduções jesuíticas.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.