Uma história que se conta: o papel dos africanos e seus descendentes na formação do Rio Grande do Sul
Resumo
Qual o lugar dos africanos e seus descendentes na história da formação do Rio Grande do Sul? Esta pergunta orienta as reflexões sugeridas pelo artigo ao investigar a constituição de uma história “científica” no interior do Instituto Histórico e Geográfico da Província de São Pedro. Veículo importante de expressão de uma elite letrada que, preocupada com a construção de uma identidade regional, escreverá uma história que atribui um caráter benevolente à escravidão ao mesmo tempo em que minimiza a contribuição africana em sua formação social.
Palavras-chave: Rio Grande do Sul, formação histórica, negros, Instituto Histórico e Geográfico, discurso.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.