Algumas considerações sobre história, saúde e homeopatia
Resumo
A organização médica, implantada nas décadas de 1930 e 1940 no Brasil, consolidou uma visão de história das práticas médicas que excluiu quaisquer concorrentes como inexistentes ou pouco expressivos. Essa perspectiva obscureceu o conhecimento sobre outras práticas, como a homeopatia. Ela só recebeu maior atenção a partir dos anos 1980, mas ainda continua pouco estudada. Apresento algumas reflexões sobre as circunstâncias com que me deparei na trajetória de pesquisa sobre homeopatia no levantamento e trato das fontes. Utilizei, como estratégia, definições sobre tifo, febre tifóide e homeopatia do manual de medicina popular de Pedro Chernoviz, de 1890, para exemplificar os procedimentos teórico-metodológicos que considero muito importantes para pensar história da homeopatia, mas também qualquer pesquisa histórica.
Palavras-chave: história, saúde, homeopatia, anacronismo.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.