Fazer ver o que vemos: Michel Foucault – por uma História diagnóstica do presente
Resumo
Este artigo reflete sobre os postulados da obra do filósofo francês Michel Foucault, evidenciando o debate teórico vinculado às questões da recepção desta obra no pensamento histórico contemporâneo. Tal reflexão é feita a partir do pressuposto de que o pensamento de Foucault exerceu influência contraditória sobre os historiadores, tanto agradando quanto gerando repulsa. Para a realização do trabalho, o autor se apropria das principais obras foucaultianas e as situa em termos de sua influência sobre a sua própria prática de historiador.
Palavras-chave: Foucault, recepção, historiadores, historiografia.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.