A redução dos Zamuco no contexto colonial do século XVIII
Resumo
O artigo examina as causas que levaram à cristianização dos Zamuco, no início do século XVIII, e ao posterior abandono da redução jesuítica criada entre eles (no Chaco Boreal), no final do ano de 1745. Alicerçada nos interesses mútuos de jesuítas e indígenas, além de ser um projeto de colonização que visava encurtar distâncias entre as cidades de Santa Cruz de la Sierra e Assunção, buscou criar meios de explorar economicamente a região, por um lado, e conter o avanço dos bandeirantes paulistas, por outro. Os acontecimentos desencadeados a partir de alterações nesse projeto e a tentativa de inserção dos Zamuco no modo de vida da sociedade colonial acabaram comprometendo o sucesso do empreendimento jesuítico na região.
Palavras-chave: reduções jesuíticas, Bolívia, Zamuco.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.