O poeta Geoffrey Chaucer e a “fundação” da literatura inglesa no Baixo Medievo
Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar a trajetória pessoal do poeta inglês do século XIV Geoffrey Chaucer. Oriundo da alta burguesia londrina, Chaucer se torna um modelo de ascensão social e enobrecimento, tão almejados pelos membros do segmento burguês no Baixo Medievo. Ele ganha o status da nobreza ao dedicar sua vida ao trabalho na Corte real inglesa e ao receber de importante nobre do período a proteção e o mecenato a seus trabalhos literários. O estilo original que imprime a suas obras e a eleição da língua inglesa como idioma para suas criações literárias (algo não usual no século XIV), juntamente com a bem-sucedida carreira na Corte, são os principais elementos que transformam Chaucer, muito rapidamente, num modelo de ascensão social por meio da literatura a ser seguido pelos poetas ingleses do século XV e o elevam à categoria de “Pai da literatura inglesa”.
Palavras-chave: Chaucer, literatura medieval, Inglaterra.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.