Repensar o passado – recobrar o futuro: história, memória e redenção em Walter Benjamin
Resumo
O presente artigo analisa, basicamente, a crítica de Walter Benjamin – filósofo do século XX – ao método de leitura historiográfica da era moderna. Procura demonstrar, de maneira sistemática e pontual, de que maneira a crítica benjaminiana se justifica a partir da discussão dos conceitos de História, Experiência e Tradição no corpus do ensaio Sobre o conceito de História (Benjamin, 1994) desse mesmo autor. Ademais, intenta recuperar problemas filosóficos adjacentes ao campo para o qual se dirige o presente estudo, tais como a relação do homem com o tempo, a linguagem e a política (essa, entrevista na idéia marxista da luta de classes).
Palavras-chave: história, memória, redenção, método, revolução.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.