Uma história para o nosso tempo: historiografia como fato moral
Resumo
O artigo procura caracterizar a historiografia como fato moral e questiona as relações entre ética e conhecimento histórico. Apresenta um quadro geral de diferentes tendências da história da escrita da história, para demonstrar a diversidade moral da construção do conhecimento histórico. Essa diversidade salienta a historicidade da construção do conhecimento histórico e define a historiografia como prática social. Por fim, o trabalho defende que a interrogação ética faz parte da questão epistemológica da história como disciplina.
Palavras-chave: historiografia, teoria da história, ética, moral, epistemologia.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.