O movimento leigo na Igreja Católica no decorrer do século XX
Resumo
O presente texto trata do movimento leigo na Igreja Católica no decorrer do século XX, procurando as mudanças e as permanências nas propostas oficiais desta instituição. Entende que estas propostas pastorais estavam em concordância com a política oficial da Igreja diante do contexto social e político que se apresentava. Portanto, pode-se perceber a convivência de duas correntes fortes no catolicismo do século XX, sobretudo no latino-americano, quais sejam, o da neocristandade e da Teologia da Libertação. O objetivo deste artigo, neste sentido, é analisar a constituição e a interação entre as propostas destas duas correntes diante da documentação oficial da Igreja Católica, como as encíclicas papais, o Concílio Vaticano II (1962-1965), a Conferência de Puebla e a Conferência de Medellín. Além disso, a análise do movimento leigo enfocará os papéis sociais de gênero, ou seja, os papéis atribuídos às mulheres e aos homens nestes movimentos.
Palavras-chave: gênero, Igreja Católica, apostolado leigo, século XX.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.