Corpos masculinos na revista O Cruzeiro (1946-1955)
Resumo
Este artigo discute as imagens de corpos masculinos publicadas na revista O Cruzeiro entre 1946 e 1955. Essas imagens mostram corpos peculiares, em relações específicas que configuram e redimensionam hábitos e atitudes públicas. As imagens são portadoras do desejo de ser moderno e de uma modernidade marcada por bens de consumo norte-americanos, e pelo American way of life, inseridos no Brasil a partir da década de 1940. Esse consumismo modernizador de espaços e costumes promove um arsenal de imagens sedutoras que buscavam ampliar espaços de atuação da mulher e do homem, delimitando seus espaços e reforçando estereótipos do que constitui o masculino e o feminino.
Palavras-chave: O Cruzeiro, imagens masculinas, história e gênero.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.