A formação de trabalhadores brasileiros: a experiência do Colégio Isabel
Resumo
O Colégio Isabel foi um projeto idealizado para civilizar as crianças indígenas que viviam na região do Vale do Rio Araguaia, Província de Goiás, com os objetivos de formar trabalhadores nacionais e, progressivamente, incorporar as terras dos índios no processo produtivo. O Colégio Isabel permitiu a seus alunos uma integração marginal na sociedade, reservando-lhes trabalhos que os próprios civilizados consideravam degradantes. Os alunos egressos tiveram uma vida ambígua e marginal em relação aos grupos de origem e à sociedade de adoção.
Palavras-chave: infância, questão indígena, educação indígena, educação profissional.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.