Da história da fronteira à história do Oeste: fragmentação e crise na Western history norte-americana no século XX
Resumo
A Western History, campo da historiografia norte-americana dedicado aos estudos da fronteira e do Oeste, teve uma trajetória disciplinar bastante particular no curso do século XX, primeiramente tendo se dedicado à história da fronteira, nos Estados Unidos e fora dele, e, já na segunda metade daquele século, a uma perspectiva regionalista. No esteio deste deslocamento, surgiu um sentimento de crise e fragmentação bastante acentuado, decorrente, em grande parte, de sua marginalização acadêmica depois da década de 1960.
Palavras-chave: oeste norte-americano, Western history, fronteira.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.