“Um corpo, ainda que particular”: irmandades leigas e Ordens Terceiras no Rio Grande do Sul colonial
Resumo
Neste artigo, analisamos algumas das mais importantes associações religiosas do Rio Grande do Sul colonial, representativas da vivência religiosa leiga do período. Algumas eram compostas pelas elites locais (Santíssimo Sacramento e Ordem Terceira de São Francisco) e outras não tinham uma exclusividade rígida (Nossa Senhora do Rosário), pois, além dos irmãos brancos, acolhiam também os “homens de cor”, fossem eles escravos ou libertos. O foco da análise se concentrou nas freguesias de Viamão, Porto Alegre e Rio Pardo, todas fundadas no século XVIII.
Palavras-chave: irmandades leigas, ordens terceiras, Rio Grande do Sul colonial.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.