Novas e velhas questões: revisando a historiografia sobre Volta Redonda (RJ)
Resumo
O artigo revisa a literatura sobre a cidade industrial de Volta Redonda (RJ) e recupera os principais temas abordados em mais de 20 anos de produção acadêmica. A relação capital-trabalho; a ideologia modernizadora de Getúlio Vargas e as implicações da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT); a construção do espaço urbano; as transformações no sindicalismo brasileiro e a ascensão do “neoliberalismo” compõem, em conjunto com acontecimentos marcantes como a greve que paralisou a cidade em 1988, a privatização da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e a desmobilização de um projeto sindical, uma literatura que acompanha tendências e transformações das Ciências Sociais no Brasil. Aliada a esta constatação, abre-se uma possibilidade de que, a partir daquilo já produzido, se possa dar continuidade à agenda de pesquisa e explorar períodos ainda pouco discutidos da cidade, como a fase posterior à privatização da CSN.
Palavras-chave: cidade, política, trabalho, sindicalismo, Volta Redonda.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.