O reconhecimento da República pelos países americanos
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar uma abordagem panorâmica sobre o reconhecimento da República pelos países americanos, considerando que para o pleno funcionamento da nova forma de governo fazia-se necessário o reconhecimento das demais nações do cenário internacional. Recortando este evento sob o viés das relações internacionais, este artigo analisará a configuração da política externa brasileira no pós- 1889, destacando o processo do reconhecimento do novo regime pela Argentina e pelos Estados Unidos, países de reconhecida influência no equilíbrio de poder do continente americano neste momento. As fontes documentais consultadas para este trabalho centram-se, principalmente, no Arquivo Diplomático do Reconhecimento da República.
Palavras-chave: República, reconhecimento, relações internacionais.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.