A produção do documento e seus contextos

o Regulamento do Conde de Lippe, 1763

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/hist.2023.273.16

Resumo

O presente texto propõe realizar uma breve análise do Regulamento para o Exercício, e Disciplina dos Regimentos de Infantaria dos Exércitos de sua Majestade Fidelíssima, escrito pelo Conde Schaumburg-Lippe e publicado em 1763. Este Regulamento corresponde a uma parte importante de uma série de atos régios que propunham reformar a estrutura militar portuguesa ao longo da segunda metade do século XVIII. Neste texto, destacaremos a potencialidade do documento em questão, assim como, através de revisão historiográfica, abordaremos o período de sua publicação. Trata-se de um exercício em que será explorada a virtualidade de uma fonte, buscando compreendê-la em seus múltiplos contextos, tanto de escrita do documento quanto de estudos na área da História Militar.

Biografia do Autor

Bruno César Pereira, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Programa de Pós-Graduação em Sociologia - PPGS. Terra, Trabalho, Memória e Migração - TRAMA. Rod. Whashington Luís 235 - Monjolinho  - São Carlos/São Paulo.

Ana Paula Wagner, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO)

Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, Campus Irati. Departamento de História - DEHIS. Rua Professora Maria Roza Zanon de Almeida - Engenheiro Gutierrez - Irati/Paraná.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Notas de Pesquisa