A produção do documento e seus contextos
o Regulamento do Conde de Lippe, 1763
DOI:
https://doi.org/10.4013/hist.2023.273.16Resumo
O presente texto propõe realizar uma breve análise do Regulamento para o Exercício, e Disciplina dos Regimentos de Infantaria dos Exércitos de sua Majestade Fidelíssima, escrito pelo Conde Schaumburg-Lippe e publicado em 1763. Este Regulamento corresponde a uma parte importante de uma série de atos régios que propunham reformar a estrutura militar portuguesa ao longo da segunda metade do século XVIII. Neste texto, destacaremos a potencialidade do documento em questão, assim como, através de revisão historiográfica, abordaremos o período de sua publicação. Trata-se de um exercício em que será explorada a virtualidade de uma fonte, buscando compreendê-la em seus múltiplos contextos, tanto de escrita do documento quanto de estudos na área da História Militar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.