O jogador: o guano como estratégia de reinserção do Peru nos mercados internacionais (1849-1876)
DOI:
https://doi.org/10.4013/hist.2022.262.04Resumo
O presente artigo analisa o processo de construção do crédito peruano nos mercados internacionais entre 1849 e 1875. O artigo parte da formação do mercado global do guano e localiza as estratégias do Peru como derivadas da venda e concessão do fertilizante natural. A pergunta central que o artigo busca responder é como um país com instituições desacreditadas tornou-se o maior mutuário da América Latina entre 1849 e 1850, acumulando uma dívida de £33 milhões. Parte da resposta situa-se em três estratégias desenvolvidas pelos agentes peruanos em torno das exportações de guano: 1) o arranjo das garantias dos empréstimos com casas comerciais reputáveis; 2) intensa negociação com bancos europeus em disputa por esses empréstimos garantidos e 3) manipulação de relatórios dos depósitos do fertilizante. O artigo defende que instituições estáveis não são necessariamente condições essenciais para construção de uma boa reputação creditícia para economias periféricas, como a experiência peruana analisada demonstra.
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