“No grande teatro da história”
Francisco Homem de Mello e os fazeres historiográficos oitocentistas (1858-1864)
DOI:
https://doi.org/10.4013/hist.2023.273.07Resumo
Francisco Inácio Marcondes Homem de Mello (1837-1918) foi um importante pensador da História no Brasil oitocentista. Em sua trajetória profissional, atuou como sócio do IHGB, docente de História em instituições como o Imperial Colégio Pedro II, a Escola Nacional de Belas Artes e o Colégio Militar, além de ter exercido o cargo político de presidente das províncias de São Paulo, Bahia e Rio Grande do Sul. Neste artigo, analiso os fazeres historiográficos do autor em questão a partir de seus primeiros escritos que possibilitam a compreensão de sua concepção de História no âmbito da pesquisa e do ensino.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.