Alemanha em três momentos: os pilares do desenvolvimento econômico e a liderança alemã na União Europeia
DOI:
https://doi.org/10.4013/hist.2023.272.09Resumo
Este artigo tem por objetivo explorar os possíveis pilares de sustentação da posição de liderança alemã no bloco europeu atual. Tais elementos se estabeleceriam principalmente no período do pós-Segunda Guerra, com a Economia Social de Mercado (ESM), que serviria como base para a construção de instituições que possibilitaram um processo de integração europeia e que, fundamentada na perspectiva de interdependência estimulando a cooperação internacional, favoreceria a reunificação do país na década de 1990. Este último elemento, na esteira da inserção europeia, definiria acordos políticos que delineariam um modelo econômico orientado pelas exportações. A despeito dos problemas que a situação veio a produzir, a descrição e análise de seus elementos constituintes corroboram a ideia de que o processo de desenvolvimento da Alemanha no pós-guerra, sugerindo a configuração de um projeto, serviria como base para a posição de liderança alemã no bloco europeu nos dias de hoje.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unisinos acima explicitadas.