Jornalistas sindicais de São Paulo a partir das novas configurações do mundo do trabalho
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2020.223.10Resumo
Este artigo é resultado de uma investigação que buscou fazer uma reflexão a respeito do jornalismo sindical na atualidade. O objetivo principal foi entender como é o trabalho do jornalista sindical atuante na cidade de São Paulo e do grande ABC, a partir de um grupo de profissionais cujos sindicatos são ligados à Central Única dos Trabalhadores (CUT), a maior central sindical do Brasil e a quinta no mundo. Entre os objetivos específicos, está o de compreender as motivações dos jornalistas sindicais para atuarem na área; identificar os regimes de trabalho aos quais se submetem e verificar quais são os processos de produção jornalística da imprensa sindical. Para isso, foram utilizados métodos empíricos quantitativos (formulário online) e qualitativos (entrevistas).
Palavras-chave: Jornalistas sindicais. Jornalismo sindical. Mundo trabalho. Sindicatos de São Paulo. Jornalistas ligados à CUT.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.