Jornalistas sindicais de São Paulo a partir das novas configurações do mundo do trabalho

Autores

  • Cláudia Nonato Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
  • Leticia Kutzke FIAM-FAAM Centro Universitário

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2020.223.10

Resumo

Este artigo é resultado de uma investigação que buscou fazer uma reflexão a respeito do jornalismo sindical na atualidade. O objetivo principal foi entender como é o trabalho do jornalista sindical atuante na cidade de São Paulo e do grande ABC, a partir de um grupo de profissionais cujos sindicatos são ligados à Central Única dos Trabalhadores (CUT), a maior central sindical do Brasil e a quinta no mundo. Entre os objetivos específicos, está o de compreender as motivações dos jornalistas sindicais para atuarem na área; identificar os regimes de trabalho aos quais se submetem e verificar quais são os processos de produção jornalística da imprensa sindical. Para isso, foram utilizados métodos empíricos quantitativos (formulário online) e qualitativos (entrevistas).

Palavras-chave: Jornalistas sindicais. Jornalismo sindical. Mundo trabalho. Sindicatos de São Paulo. Jornalistas ligados à CUT.

Biografia do Autor

Cláudia Nonato, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Pesquisadora do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT-ECA/USP).

Leticia Kutzke, FIAM-FAAM Centro Universitário

Jornalista e Mestre pelo Mestrado Profissional em Jornalismo do FIAM-FAAM Centro Universitário.

Downloads

Publicado

2020-11-18

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres