“Eu não sou a mulher vermelha. Pode tirar suas próprias calças”: sentidos sobre gênero e sexualidade em disputa em memes de Game of Thrones

Autores

  • Felipe Viero Kolinski Machado Mendonça UFOP

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2020.223.08

Resumo

Nesta pesquisa, a partir de um acontecimento específico de Game of Thrones (relação sexual entre as personagens Arya Stark e Gendry Baratheon), buscamos, tendo em vista os memes compartilhados por fãs em redes sociais digitais, perceber quais sentidos são então mobilizados acerca de questões de gênero e de sexualidade. Discutimos as noções de acontecimento, ciberacontecimento, meme e gênero e sexualidade. A análise de construção de sentidos em redes digitais é a inspiração metodológica e os estudos feministas/estudos de gênero consistem nos referenciais teóricos e políticos acionados. Em relação às conclusões, foi possível compreender como a elaboração de lugares permitidos e também interditados à personagem Arya passa pelos lugares permitidos e interditados às mulheres. Para além da ficção e para além do caráter humorístico dos memes, observamos uma discussão que é, também, de caráter político.

Palavras-chave: Game of Thrones. Meme. Gênero.

Biografia do Autor

Felipe Viero Kolinski Machado Mendonça, UFOP

É Professor Adjunto A (nível 1) do Departamento de Jornalismo (DEJOR) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto (PPGCOM UFOP). É Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), com bolsa CAPES. Realizou estágio doutoral no exterior, com bolsa CAPES/PDSE, junto ao Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA/ISCTE-IUL), em Lisboa/Portugal É Mestre em Ciências da Comunicação também pela UNISINOS, com bolsa CNPq. Realizou estágio junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (3 meses). É jornalista pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com bolsa FNDE. Entre os anos de 2017 e 2019 realizou estágio de pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (Bolsa de Pós-Doutorado Júnior - PDJ/CNPq). Integra os grupos de Pesquisa Núcleo de Estudos Tramas Comunicacionais: Narrativa e Experiência (UFMG) e o Ponto: afetos, gêneros, narrativas (UFOP).

Downloads

Publicado

2020-11-18

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres