Construtos audiovisuais de vigilância e privacidade: interfaces entre tecnocultura e tecnopolítica e os sentidos de hacktivismo em jogos digitais

Autores

  • Camila de Ávila Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Leonardo Andrada de Mello Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2020.223.06

Resumo

Partindo da franquia Watch Dogs, buscamos refletir sobre os sentidos de hacktivismo em jogos digitais, a partir de construtos audiovisuais de vigilância e privacidade, com uma visada tecnocultural e tecnopolítica. A série de jogos aborda conceitos de cibersegurança; vigilância; big data; privacidade; e controle social, trazendo em si a presença da cultura hacktivista, a partir do coletivo DedSec. Identifica-se a questão estética com bastante potência ao pensarmos nessa construção de sentidos e de construtos dentro do espaço do jogo. Portanto, não apenas nas práticas da construção da imagem de coletivos hacktivistas, mas também a construção da representação de construtos audiovisuais de vigilância e privacidade em jogos digitais se mostram como ricos cenários de experimentação para uma estética crítica.

Palavras-chave: Jogos Digitais. Tecnocultura. Tecnopolítica.

Biografia do Autor

Camila de Ávila, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutoranda em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), bolsista CNPq. Bacharel em Publicidade e Propaganda pela UFN, Especialista em Cultura Digital e Redes Sociais pela UNISINOS e Mestre em Ciências da Comunicação pela UNISINOS. Integrante do Grupo de Pesquisa Audiovisualidades e Tecnocultura: Comunicação, Memória e Design.

Leonardo Andrada de Mello, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutorando em Ciências da Comunicação na Unisinos, na linha Mídias e Processos Audiovisuais. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES). Integrante do Grupo de Pesquisa Audiovisualidades e Tecnocultura: Comunicação, Memória e Design. Mestre em Comunicação da Linha de Mídias e Estratégias Comunicacionais - POSCOM UFSM, Graduado em Comunicação Social - Habilitação Publicidade e Propaganda pela Unijuí.

Downloads

Publicado

2020-11-18