Dados e automação na renderização de visualizações científicas: imagens operacionais na Estação Meteorológica de Hesse

Autores

  • Marcio Telles Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luiza Carolina dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2020.223.05

Resumo

Neste artigo, discutimos as formas de ver por meio de visualizações de software em investigações científicas, examinando os processos que geram visualizações em uma estação meteorológica na Alemanha. Ao elucidarmos a medialidade dessas imagens técnicas, contrariamos o argumento de Chris Anderson de que o computacional teria acesso mais amplo ao real, o que afastaria a investigação teórica das ciências. Com a contribuição teórica de Crary, Farocki, Flusser e Edwards, argumentamos que as imagens computacionais são produzidas algoritmicamente após a coleta de dados, carregando consigo pressupostos teóricos e epistemológicos que ficam ocultos quando não se leva em consideração esse nível de mediação. Consideramos a aquisição de dados, a renderização de imagens e a observação como três processos distintos que, juntos, formam uma “configuração” medial específica para a visualização científica. Concluímos reafirmando a importância dos Estudos de Mídia e das Humanidades Digitais no estudo da visualização mediada por materialidades computacionais.

Palavras-chave: Imagens computacionais. Humanidades digitais. Renderização.

Biografia do Autor

Marcio Telles, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor e Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio doutoral na Winchester School of Arts, Universidade de Southampton (Reino Unido). Recebeu Prêmio Compós na categoria Melhor Dissertação (2014) e 2º lugar no Prêmio Freitas Nobre da Intercom (2017). Bacharel em Jornalismo pela UFRGS.

Luiza Carolina dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutra em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Economia da Cultura (UFRGS) e Bacharel em Jornalismo (Universidade de Passo Fundo).

Downloads

Publicado

2020-11-18