Comunicação e estudos de gênero: políticas de audiovisibilidade e narrativas midiáticas

Autores

  • Rose Melo Rocha PPGCOM-ESPM
  • Danilo Postinguel FIAAM-FAAM GP CNPq JUVENÁLIA
  • Thiago Tavares Neves GP CNPq Juvenália GP CNPq Marginália
  • Thiago Ribeiro Santos PPGCOM-ESPM GP CNPq Juvenália

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2020.222.08

Resumo

Compreendendo a relevância da intersecção entre os estudos de gênero e os da comunicação, buscamos abordá-la desde dois planos distintos, ambos vinculados ao plano da experiência estética e do entretenimento. De um lado, analisamos políticas de audiovisibilidade acionadas pela cultura drag queen. A seguir, contemplamos planos de ocorrência da interface comunicação/consumo/gênero em narrativas midiáticas perpassadas por lutas por reconhecimento LGBTQIA+. Analisando as redes afetuais, o lastro simbólico, a dimensão midiática e as contradições que caracterizam tanto a estas publicizações autorais e dissidentes, quanto às representações advindas de campos hegemônicos, conclui-se que é possível localizar mecanismos de apropriação, mas também fluxos de polinização de alteridades no campo da comunicação publicitária e do entretenimento.

Palavras-chave: Comunicação. Gênero. Audiovisibilidade.

Biografia do Autor

Rose Melo Rocha, PPGCOM-ESPM

Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP; pós-doutorado em Ciências Sociais/Antropologia pela PUCSP. Professora titular do PPGCOM-ESPM. Pesquisadora da Clacso. Líder do Grupo de pesquisa CNPq Juvenália. Bolsista produtividade em pesquisa CNPq.

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Publicado

2020-05-14

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres