Os lutos em Coração de Cachorro: a instrumentalização do eu no filme-ensaio

Autores

  • Ana Paula de Aquino Caixeta Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
  • Rafael de Almeida Universidade Estadual de Goiás - UEG

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2019.213.09

Resumo

Objetivamos com este artigo analisar o filme Coração de Cachorro (Laurie Anderson, 2015) considerando suas características estilístico-formais em diálogo com perspectivas que ressoam aos filmes em primeira pessoa, tais como autobiografia e autoficção, visando assim situá-lo no domínio ensaístico. Consideramos que a realizadora instrumentaliza o eu amparada na liberdade formal proporcionada pelos filmes-ensaio e, desse modo, consegue elaborar e concretizar reflexões que só seriam possíveis se ancoradas em um indivíduo que se encontra imerso em experiências comuns ao coletivo. O filme então transborda o pessoal e alcança comportamento dialético com seu público.

Palavras-chave: Filme-ensaio. Coração de Cachorro. Subjetividade.

Biografia do Autor

Ana Paula de Aquino Caixeta, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Mestranda em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Graduada em Cinema e Audiovisual pela Universidade Estadual de Goiás - UEG.

Rafael de Almeida, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Doutor em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás - UEG.

Downloads

Publicado

2019-11-01

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres